Dicas Vita Rim

Algumas dicas de Nutrição para você.

27Jan 14

Uma alimentação equilibrada é muito importante para a manutenção da saúde. Ela deve conter alimentos variados e em quantidade suficiente para fornecer ao organismo todos os nutrientes necessários.

Pessoas que fazem diálise precisam ter uma alimentação equilibrada?
Sim. A alimentação de pessoas em diálise também deve ser equilibrada e adequada, assim como a de pessoas saudáveis, porém, alguns cuidados devem ser tomados.

Por quê a alimentação de pessoas em diálise merece alguns cuidados?
Porque na doença renal, situação na qual existe uma perda total ou parcial das funções dos rins, não é possível eliminar pela urina os excessos de potássio, fósforo, sal, líquidos e outras substâncias que são provenientes da sua alimentação, podendo desta forma acumular-se no sangue.

É necessário diminuir ou excluir alguns alimentos da minha alimentação?

Antes de diminuir ou excluir algum alimento, é necessário que você pergunte ao seu médico como estão seus exames de sangue e, posteriormente, consulte um nutricionista para receber uma orientação nutricional que atenda as suas necessidades.

 

Uma alimentação equilibrada é a melhor maneira de garantir o bom estado nutricional de quem faz diálise.


FÓSFORO

O que é o Fósforo?
O fósforo é um mineral que, juntamente com o cálcio, é responsável por manter nossos ossos e dentes saudáveis. Ele vem principalmente da alimentação.

A quantidade de fósforo na alimentação de quem faz diálise deve ser controlada?
Depende do nível de fósforo do seu sangue. Embora a diálise retire o excesso de fósforo do sangue, ela não funciona tão bem quanto o rim, podendo desta forma ocorrer um acúmulo de fósforo no corpo.
Quais alimentos contém fósforo?
De maneira geral, os alimentos que contêm proteínas também têm grande quantidade de fósforo. São eles:
Carnes em geral: boi, frango, peixe e porco. Leite e derivados como queijos, iogurte; doces à base de leite como sorvete, doce de leite, chocolate. Ovo. Feijão e outros grãos: ervilha, lentilha, grão de bico e soja.

Se o fósforo estiver muito elevado no sangue, posso parar de comer esses alimentos?
Não, pois esses alimentos mesmo tendo grande quantidade de fósforo, são as principais fontes de proteína da nossa alimentação e todo paciente em diálise precisa comer quantidades adequadas de proteínas.

Pergunte ao nutricionista qual a quantidade de fósforo e proteínas você pode comer!

Existem alimentos que têm muito fósforo e que podem ser totalmente excluídos da minha alimentação?
Sim. Alguns alimentos têm muito fósforo e não são necessários para que você se sinta bem. Esses alimentos são: outras carnes, como sardinha, frutos do mar, miúdos (fígado, coração, moela, bucho), lingüiça, salsicha, presunto, mortadela, salame, peito de peru. Amendoim e preparações à base de amendoim (paçoca e pé de moleque), castanha de caju, nozes ou avelã. Refrigerante à base de cola e cerveja.

O que devo fazer se o fósforo do meu sangue aumentar?
Além de controlar a ingestão de alimentos ricos em fósforo, com a orientação de um nutricionista, o uso de quelantes de fósforo pode ser necessário para reduzir o fósforo do seu sangue. Os quelantes mais utilizados atualmente são: Sevelamer, Carbonato de cálcio e Acetato de cálcio.

(51) 3018.1121

Onde Estamos

  • Rua da Conceição, 560 Centro - POA/RS CEP: 90030-030
    Telefone: (51) 3018-1121 - (51) 3018-1131
    Entre em contato conosco